Os cuidados com a saúde física e mental devem ser ensinados desde muito cedo, uma família que ensina suas crianças a se cuidarem está cultivando adultos saudáveis, produtivos e com um futuro brilhante. Precisamos acostumar nossas famílias com bons hábitos, afinal, nosso corpo e mente devem estar em pleno funcionamento.
Muitos assuntos sérios são tratados de maneira tardia na nossa vida, porém, a adoção de hábitos saudáveis é uma coisa que deve ser ensinada desde a infância. Ensinando cedo sobre saúde, as crianças manterão esses costumes até a fase adulta.
No artigo de hoje, falaremos sobre a importância dos pais ensinarem seus filhos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Tenha uma boa leitura!
Leia também: As pessoas que me ajudam sabem que estão sendo gravadas? Tire suas dúvidas!
A importância dos cuidados com a saúde física e mental desde a infância
Muitos pais podem achar desnecessário falar sobre saúde mental com seus pequenos, mas isso é um erro, afinal, se a mente não estiver sendo cuidada da maneira correta, desde a juventude, a fase adulta pode ser cheia de traumas e doenças mentais. A saúde mental é uma realidade para todos e deve ser lavada a sério.
Ensinar seus filhos sobre a importância de serem pessoas saudáveis é fundamental, para que eles possuam um futuro promissor e uma vida longe de doenças, sejam elas físicas ou mentais. É função dos responsáveis legais pelas crianças educar e ensinar o que é certo e errado.
“A Organização Mundial da Saúde estima que a depressão será um dos piores problemas de saúde global a partir desta década. Essa doença pode alterar o cérebro, tornando os episódios piores ou mais frequentes. Além disso, afeta o corpo e a saúde física, causando fadiga, problemas digestivos, dores e outras complicações relacionadas às más decisões tomadas durante o humor deprimido”, afirma o site Direcional Escolas, destacando a importância dos cuidados com a saúde física e mental na infância.
É preciso cuidar da saúde da mente e do corpo, é fundamental ensinar às crianças a se cuidarem, desde muito jovens, isso evitará diversos problemas. Crianças pelo mundo todo sofrem com obesidade, diabetes e outras doenças, a falta da prática de exercícios físicos e de uma alimentação saudável podem trazer muitos malefícios.
“Além dos benefícios físicos, os exercícios também têm um impacto positivo na saúde mental das crianças. Afinal, eles ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o humor e, ainda, a desenvolver habilidades sociais quando as atividades são coletivas”, afirma o site CMH Medicina Hospitalar.
Caso você queira colaborar com alguma vaquinha do canal: CLIQUE AQUI E AJUDE!
O papel das escolas na saúde infantil
As escolas também realizam um papel importantíssimo no ensino sobre os cuidados com a saúde física e mental, portanto, precisamos falar sobre a atuação das escolas. Os profissionais de educação podem influenciar as crianças positivamente de maneiras distintas, uma delas é ensinando sobre hábitos saudáveis:
“Além de transmitir informações confiáveis sobre saúde mental na escola e desconstruir estigmas, o educador deve entender que ele é um grande ajudante na identificação de sinais de problemas emocionais, devido às características do seu trabalho em sala de aula”, afirma Olívia Baldissera, redatora do blog PósPucPRDigital.
“O professor deve ser o mediador no processo de ensino- aprendizagem é visto na Educação Física como uma disciplina que envolve diversos conhecimentos da Cultura Corporal. Nessa perspectiva, é possível utilizar o conteúdo da Cultura Corporal, exemplo, ginástica e articulando com a temática saúde”, afirma o texto publicado no site da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
A depressão, ansiedade, doenças cardíacas, obesidade e diversas outras doenças, tanto físicas como mentais, infelizmente, cada vez mais, estão se tornando uma triste realidade para milhões de crianças. Portanto, o incentivo à adoção de hábitos saudáveis e a explicação sobre saúde física e mental se torna, também, papel da comunidade escolar.
É dever dos responsáveis!
Com base nos tópicos anteriores, podemos concluir que, é dever dos pais não somente ensinar sobre saúde física e mental, os responsáveis devem também matricular as suas crianças em estabelecimentos de ensino que levem essas pautas a sério. Uma infância com hábitos saudáveis e com consciência que a distância desses costumes pode trazer muitos malefícios, é o ideal.
Já citamos em outros artigos, mas destacamos novamente que, segundo a legislação, é obrigação dos responsáveis cuidar da saúde das crianças.
Segundo o Artigo Art. 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):
“A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”.
Portanto, cuide para que seu filho seja mais saudável, cuide dele em casa e na escola, acompanhe de perto o desenvolvimento dos seus pequenos, zelando, sempre, pela saúde física e mental.