Como meu público já sabe, sou conhecido como o “Moço do Te Amo”, pois ao final de todos os meus vídeos digo um “te amo”, acho que essa é uma maneira de se conectar com as pessoas, de uma forma pura e verdadeira. Essa já virou minha marca, mesmo com algumas pessoas ficando surpresas quando declaro meu amor, eu continuo, pois acho válido.
Muitos têm dificuldades de demonstrar o seu amor pelo próximo, expressar isso por meio de palavras se torna uma grande barreira para milhões de pessoas, mesmo que as atitudes mostrem o amor, expressar por meio de palavras se torna um tabu.
No artigo de hoje, falaremos um pouco sobre a dificuldade das pessoas de dizerem um simples te amo, mostraremos também o que está por trás desta dificuldade de dizer uma frase tão curta e simples.
A vulnerabilidade emocional e o medo da rejeição: a dificuldade de dizer te amo
Muitas pessoas já passaram por diversas situações de rejeição, seja no meio familiar, em relacionamentos ou em ciclos de amizade, portanto, quem já teve o trauma de ser rejeitado acaba se fechando mais e expressando menos seu amor.
Existem diversas vulnerabilidades emocionais que levam as pessoas a criarem barreiras para se proteger, mas isso acaba criando cidadãos mais fechados, que se expressam pouco e isso não é a melhor maneira de resolver nossos problemas.
“A vulnerabilidade emocional é um estado no qual nos sentimos expostos diante de situações incômodas, dolorosas ou difíceis, pensando que não poderemos superar esses momentos” segundo a equipe editorial do site psicologia-online.
Esconder suas emoções com medo da rejeição, não é a melhor solução para os seus problemas, é preciso expressar seus sentimentos, isso pode ser libertador.
Leia também: Quais famosos fizeram mais doações em 2022?
Culturas e tradições: como a educação afeta a expressão do amor?
A maneira com que uma pessoa é criada pode definir como ela expressará os seus sentimentos, uma pessoa criada em um lar onde sua família expressa seus sentimentos e declara diariamente seu amor com facilidade, expressará seu amor com mais facilmente e dirá te amo sempre que quiser demonstrar seus sentimentos.
Já alguém é educado para reprimir seus sentimentos, em um lar onde existe amor, mas ele não é verbalizado com facilidade, pode até amar as pessoas e demonstrar com atitudes, mas terá uma grande dificuldade para se expressar com palavras.
A cultura do seu país e da sua religião também afetará diretamente a maneira que você lidará com o amor, como ele será expresso, portanto, muitas vezes as pessoas que se espantam com um simples “te amo”, foram criadas de uma maneira onde o amor é dificilmente demonstrado por meio de palavras.
Caso você queira ajudar alguma pessoa que participou dos vídeos do canal, clique aqui e escolha uma vaquinha para ajudar.
As diversas formas de dizer te amo:
Existem diversas maneiras de expressar seu amor pelo próximo, mesmo que seja difícil dizer um te amo, existem muitas outras maneiras de demonstrar seus sentimentos, o amor não é expresso somente com palavras. Existem diversas ações que comprovam o seu amor pelas pessoas.
Quando você ajuda alguém, mostra preocupação, conversa e pergunta sobre os problemas de outra pessoa, você está expressando seu amor, expressando toda a sua preocupação em ver a outra pessoa bem.
Portanto, sim, você pode comunicar seu amor de muitas formas, mesmo que a maneira verbal seja a mais simples e clara, você pode mostrar sua preocupação com outra pessoa, pode ajudar, dar presentes, essas também são maneiras de comunicar o seu amor.
Dicas para superar a barreira e expressar seus sentimentos:
Se você é alguém com dificuldade de demonstrar os seus sentimentos com palavras, tente ir se expressando mais, aproveite determinadas situações e solte um “te amo”, isso poderá te ajudar a ser uma pessoa que se expressa melhor. Não reprima seus sentimentos, tente exercitar as suas demonstrações de amor, em momentos oportunos como reuniões de família ou um encontro romântico, diga um te amo.
Caso você tenha realmente tenha muitas dificuldades para expressar seus sentimentos, seja com a sua família, amigos ou com a sua companheira (o), procure um profissional que vá te ajudar com isso. Busque ajuda de um psicólogo, ele poderá te ajudar a identificar a causa desta barreira e te apresentar soluções, para que isso não afete seus relacionamentos.
Enfim, mesmo que existam diversas formas de expressar seu amor pelo próximo, falar um te amo pode ser sempre uma opção clara e direta, não tenha medo de dizer que você ama o seu próximo e você quer dizer, mas sente muitas dificuldades, busque ajuda de um psicólogo. Sempre que possível expresse seu amor, não tenha medo, faça assim como eu, espalhe amor pelo mundo.