Imposto de Renda 2023: Veja como você pode ajudar os idosos no IR

O Imposto de Renda 2023 começou no mês de março e vai até o dia 31 de maio deste ano, a Receita Federal espera receber mais de 38 milhões de declarações. Entre esses milhões de contribuintes obrigados a declarar o Imposto de Renda (IR), estão os idosos, e muitas vezes eles podem precisar da sua ajuda. 

Portanto, no Imposto de Renda de 2023 existem muitos idosos obrigados a enviar a declaração, muitas vezes esses cidadãos com idade mais avançada não sabem todos os detalhes para elaborarem suas próprias declarações, necessitando da ajuda de alguém qualificado para prestar esse auxílio.

Erros em uma declaração podem fazer um contribuinte cair na malha fina, por este motivo, é preciso ter conhecimento sobre as regras do IR para elaborar corretamente uma declaração. Se você é uma pessoa qualificada e conhece algum idoso precisando de ajuda, seja voluntário! Ajude uma pessoa com a idade mais avançada a elaborar e enviar a declaração.

O papel da solidariedade intergeracional no Imposto de Renda 2023

A troca de conhecimento entre duas gerações diferentes é algo lindo de se ver, valorizo muito o jovem que para e aprende com as experiências dos mais velhos e as pessoas mais velhas que se propõem a aprender as novidades da juventude. Uma coisa é fato, o mundo está em constante avanço, por isso devemos sempre nos atualizar, mas não podemos esquecer de também aprender com quem já viveu muito e passou por diversas situações.

A solidariedade intergeracional se dá quando duas gerações diferentes se ajudam, isso é o que pode acontecer no Imposto de Renda 2023, assim como alguém jovem pode aprender com alguém mais velho no IR deste ano, muitos idosos também estão precisando de ajuda no IR.

Muitos idosos precisam de ajuda este ano, se você é contador, estudante de ciências contábeis ou alguém com experiência no IR e conhece algum idoso precisando de ajuda, seja voluntário, ajude o próximo.

Leia também: MrBeast: Quais são os vídeos de maior sucesso do YouTuber?

Direitos e benefícios fiscais para idosos: o que você precisa saber 

Os idosos têm alguns privilégios no Imposto de Renda 2023, precisamos destacar isso para você que vai ajudar seus conhecidos mais velhos este ano, um dos benefícios para pessoas idosas é a prioridade no recebimento da restituição, isso mesmo, idosos são enquadrados no grupo prioritário e recebem a restituição antes de outros contribuintes.

Os idosos aposentados pela Previdência Social têm direito à isenção de IR sobre uma parte da sua aposentadoria a partir do mês em que completam 65 anos. Em 2022, o limite mensal de isenção foi de R$ 1.903,98, e o anual foi de R$ 24.751,74. 

Lembre-se da isenção sobre parte da aposentadoria para verificar se o seu amigo com mais de 65 anos está realmente obrigado a declarar o Imposto de 2023.

Passo a passo para auxiliar os idosos na declaração do Imposto de Renda 2023

Primeiramente, para ajudar os idosos no Imposto de Renda será preciso ter conhecimento prévio sobre a declaração, se você se sente qualificado, ajude, se não, busque alguém qualificado para ajudar seu amigo mais velho.

Portanto, se você tem o conhecimento necessário para ajudar, veja abaixo como liberar o seu acesso ao Imposto de Renda do seu amigo:

  1. Ajude o seu amigo Idoso a acessar o IR pelo Portal e-CAC, aplicativo móvel “Meu Imposto de Renda” ou pelo programa do Imposto de Renda 2023;
  2. É só clicar em “Autorização de acesso”;
  3. Por fim, basta colocar o CPF de quem for elaborar a declaração (o seu, no caso) e a até que data a autorização de acesso ficará liberada.

O impacto das ações voluntárias na qualidade de vida dos idosos

Muitas vezes os idosos são abandonados pela família, filhos e netos seguem suas vidas e deixam muitos senhores e senhoras abandonados, ajudar um idoso, dar atenção, pode fazer uma grande diferença na vida daquele cidadão.

A qualidade de vida de quem recebe carinho, amor e atenção é melhor, não ajude seus conhecidos idosos somente no Imposto de Renda 2023, ajude ao longo do ano, converse, faça compras para ele, tenha empatia.

Ações voluntárias têm um grande poder e podem melhorar muito a qualidade de vida dos idosos, ajude seus amigos mais velhos a terem uma saúde física e mental melhor, preste auxílio a eles, isso pode fazer uma grande diferença. 

E não se esqueça, espalhe o amor ao próximo, te amo!

Imposto de Renda 2023: Veja como você pode ajudar os idosos no IR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo