Entenda: O que é o autismo e a importância da inclusão de pessoas com esse transtorno

Segundo o site “autismo e realidade”: “o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou início da infância”. Precisamos falar sobre o transtorno e como é importante realizar a inclusão de pessoas com autismo.

A segregação de pessoas nunca é benéfica, ela sempre causa desconforto e dificuldade no convívio social, portanto, seja na escola, no esporte ou em outras áreas da sociedade, como no mercado de trabalho, todas as pessoas devem ser incluídas.

Com base na opinião de especialistas, hoje falaremos um pouco sobre o que é o autismo e a importância da inclusão de pessoas com autismo.

O que é o Autismo?

Segundo o site Autismo e Realidade, o autismo é:

“O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. São elas: Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo Atípico, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação, Transtorno Desintegrativo da Infância e a Síndrome de Asperger”.

Caso a definição acima não tenha sido suficiente confira a definição da Secretaria de Saúde do Paraná:

“O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental.  

O TEA afeta o comportamento da criança. Os primeiros sinais podem ser notados em bebês nos primeiros meses de vida”.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) aproximadamente 1 a 2% da população mundial tem autismo, portanto, pessoas com autismo devem ser bem cuidadas e inseridas da maneira correta na sociedade.

Leia também: Moço do te amo: Saiba como comecei com os vídeos de ajuda

A importância da inclusão de pessoas com Autismo

Pessoas com autismo devem ser incluídas nos esportes, na escola, na faculdade, no mercado de trabalho e em tudo que o mundo tem a oferecer, a inclusão só ajuda no desenvolvimento de todos. 

“A inclusão acontece também por meio do conhecimento. A sociedade deve conviver com pessoas com autismo desde a infância. Este é um dos motivos pelo qual é tão importante a inclusão de autistas em escolas regulares”, afirma o site Autismo e Realidade.

Segundo diversos profissionais, a inclusão de pessoas com TEA em escolas regulares pode auxiliar no desenvolvimento destes indivíduos, sendo benefício para a sociedade entender melhor o que é o autismo e para as crianças poderem se desenvolver melhor.

A convivência com a diversidade deve ser incentivada pelas escolas e pela sociedade.

“Já na vida adulta, é importante ter pessoas com autismo em todos os âmbitos profissionais”, acrescentou o site Autismo e Realidade.

Caso você queira ajudar alguma pessoa que participou dos vídeos do canal, clique aqui e escolha uma vaquinha para ajudar.

Famosos que possuem TEA

A inclusão de pessoas com TEA na sociedade pode ser muito benéfica para o desenvolvimento, confira abaixo uma lista apresentada pelo G1 de famosos que possuem diagnóstico de autismo:

  1. Elon Musk;
  2. Leilah Moreno;
  3. Courtney Love;
  4. Daryl Hannah;
  5. Jéssica Sodré;
  6. Dan Harmon;
  7. Anthony Hopkins.

Todos que possuem autismo e possam conviver com outras pessoas em uma escola regular, se inserido no mercado de trabalho e ter uma convivência comum com toda sociedade, sem nenhum tipo de segregação, poderá se desenvolver melhor tanto na fala, quanto em outros aspectos.

É de extrema importância que esse convívio seja incentivado pela família da pessoa com autismo, com todos os cuidados certos, o desenvolvimento da criança será o melhor possível, se tornando um adulto sociável e feliz.

Entenda: O que é o autismo e a importância da inclusão de pessoas com esse transtorno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo