Empatia: Entenda e significado e como ela funciona na prática

empatia

Empatia, a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, de entender o que ela está sentindo e, de forma prática, se dispor a colaborar. Precisamos falar sobre o significado teórico e prático da empatia, para a sociedade poder ser um lugar mais acolhedor.

Segundo a definição do Google, empatia é: “capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende, etc.”. Porém, precisamos debater mais essa pauta e sobre a importância que ela tem para o bem poder prosperar.

Acompanhe este artigo até o final e entenda mais sobre o significado de empatia, teoricamente e, na prática.

Teoricamente, o que é a empatia?

Segundo o site G1, confira a origem e significado da palavra empatia:

“A origem da palavra ‘empatia’ vem do grego, empatheia, e descreve a capacidade de compreender os sentimentos e emoções do outro, colocando-se em seu lugar. Mas, para entender realmente o quão abrangente é o conceito de empatia como habilidade socioemocional é preciso trazê-lo à prática”. 

Portanto, para se tornar uma pessoa empática, você precisará se colocar no lugar dos outros, precisa entender a dor e o sofrimento de outra pessoa e fazer de tudo para minimizar ou evitar essa dor.

Faça pelos outros o que você gostaria que fizessem por você, ajude! Evite o sofrimento dos outros, tenha essa capacidade de entender as emoções do próximo.

Leia também: Veja como melhorar a saúde física e mental com hábitos saudáveis

Empatia, na prática:

“Por exemplo, usar máscara em locais públicos durante a pandemia, mesmo que você esteja se sentindo bem, é um ato de empatia” Afirma Por Bem Viver em Minas, em matéria publicada no Portal de Notícias G1.

Portanto, mais do que a teoria, precisamos praticar a empatia, é necessário ensinar às nossas famílias a entenderem o outro, a tentar ao máximo, não prejudicar ninguém e contribuir com que for possível.

Na prática, a empatia funciona da seguinte maneira: quando alguém observa algo que está ao seu alcance, que esta pessoa pode ajudar, e ela vai lá e faz. Sim, a sociedade precisa se colocar no lugar do outro, colaborar com as pessoas sempre que for possível, precisamos entender a dor do outro e tentar, ao máximo, diminuir o sofrimento do próximo.

Se você quiser realizar alguma doação para um dos nossos sonhadores: clique aqui

Pessoas entendendo pessoas, mais amor e menos violência!

Quando conseguirmos criar uma sociedade mais empática, mais filantropa, teremos menos guerras, menos violência e mais amor entre as pessoas. Precisamos, sim, entender o sofrimento das outras pessoas e auxiliar no que for possível.

Entendo que muitas vezes você também tenha seus próprios problemas, mas, advinha? Todos têm problemas! Não podemos basear nossas atitudes boas e bom senso no momento em que estamos vivendo, isso não é correto.

Nas gravações dos vídeos testemunho muitas pessoas, que, mesmo com poucos recursos, elas se dispõem a ajudar, pois eles entendem o que é ter fome e oque é precisar de ajuda, todas as dificuldades não afetaram a empatia dessas pessoas.

Quem menos tem menos é quem mais ajuda!

Podemos aprender com os sonhadores dos vídeos, eles sempre passam nos testes sociais, mesmo que eles tenham pouco, continuando confiando, compartilhando e ajudando os outros. Uma coisa é fato: Não podemos deixar nossos momentos de dificuldade abalarem a vontade fazer o bem.

  • Quem já passou fome, entende como é ruim e não quer isso para ninguém, isso é empatia! 
  • Quem tem pouco, sabe como é difícil conseguir as coisas e compartilha o pouco que tem, isso é empatia! 
  • Pessoas que sofreram com a desconfiança da sociedade, continuam confiando nos outros, ISSO É EMPATIA!

Aprenda com essas pessoas, continue sendo uma pessoa boa, apesar das circunstâncias da vida, quem faz o bem, atrai o bem.

Empatia: Entenda e significado e como ela funciona na prática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo