Os filhos são influenciados em grande parte pelos pais e também pelo restante da sua família, o berço familiar tem o dever de ensinar os valores corretos para as crianças, a empatia é um desses valores. Pais e mães têm a difícil missão de ensinar, amar e corrigir, tudo isso para o filho seguir o caminho do bem.
Pode parecer muito difícil, porém, é extremamente necessário ensinar boas maneiras aos seus pequenos, para que eles se tornem adultos que vão espalhar coisas boas pelo mundo. Com tanta informação de fácil acesso na atualidade, a missão dos pais vem carregada de questionamentos das crianças, mas isso é comum.
É preciso trabalhar a empatia nas suas crianças e ensinar como isso é bom para eles e para toda a sociedade.
Leia também: O poder da Reciprocidade: Ajudando quem ajuda
A influência familiar na formação da criança
“As famílias são responsáveis por garantir a saúde, segurança, educação e bem-estar geral das crianças e por ensinar-lhes valores e comportamentos sociais apropriados”, afirma o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Portanto, além de ser uma obrigação legal, é uma obrigação moral ensinar os caminhos corretos aos seus filhos. A família terá uma grande influência na formação da criança, por isso, tem o dever de se dedicar, cuidar bem e instruir os pequenos.
Todos nós, adultos, temos nosso caráter e costumes baseados no que aprendemos no nosso meio familiar, é verdade que temos influências externas também, como a escola ou amigos, mas, a grande parte do nosso aprendizado vem dos nossos responsáveis quando somos menores de idade.
Essa responsabilidade de explicar sobre o que é a empatia e como ela é importante, é dever dos responsáveis das crianças, sejam pais, mães, tios ou avós.
Caso você queira ajudar uma das nossas vaquinhas, clique aqui e escolha uma vaquinha para colaborar.
O que é a empatia?
“A origem da palavra ‘empatia’ vem do grego, empatheia, e descreve a capacidade de compreender os sentimentos e emoções do outro, colocando-se em seu lugar. Mas, para entender realmente o quão abrangente é o conceito de empatia como habilidade socioemocional é preciso trazê-lo à prática”, afirma o Portal G1, sobre a definição de empatia.
Para ser uma pessoa empática, é preciso se colocar no lugar do outro, demonstrar que você se esforça para entender os sentimentos dos outros e tentar ajudar no que é possível, isso pode transformar toda a sociedade.
Uma sociedade mais empática trará menos problemas, menos violência, e apresentará mais soluções e paz. Umas das formas de mudar o mundo que vivemos é ensinando as crianças sobre o que é correto, ético e moral, afinal, elas são o futuro.
Crianças podem mudar o mundo!
As gerações se passam e a história que as crianças são o futuro do mundo continua, sabe o motivo? Porque isso é uma verdade. O futuro está nas mãos das crianças, então, a maneira como a educamos é o que refletirá no nosso futuro próximo, é preciso ter paciência para corrigir e ensinar os valores corretos as crianças.
Precisamos explicar para as crianças sobre as diferenças existentes na sociedade, para que elas sejam cidadãos conscientes de tudo e para que elas respeitem todas as diferenças. A empatia pode ser definida da seguinte maneira: quando alguém se coloca no lugar do outro e é isso que devemos ensinar às crianças, a entender o próximo e se colocar sempre no lugar dele.
Se você está criando uma criança empática na sua casa, saiba que ela influenciará os amiguinhos na escola, no parque, e, futuramente, seus colegas de trabalho e faculdade. Enfim, quando você explica para os seus filhos sobre empatia e mostra na prática, eles levam isso para vida.
Sejam exemplos!
Nossos pais são nossos exemplos de empatia, eu lembro de uma coisa que meu pai fazia quando era criança que faço até hoje: sempre que ele via uma madeira, garrafa, caco de vidro no chão ou outro objeto, ele se abaixava e tirava do caminho e me falava que fazia isso para ninguém cair ou se machucar.
Sei que o exemplo acima é simples, mas fala sobre como o exemplo dos nossos pais pode nos ajudar a sermos cidadãos mais empáticos, até hoje eu sempre tiro do caminho qualquer coisa que possa machucar alguém, é um exemplo simples de empatia ensinada pela família.
Sejam exemplos para os seus pequenos, cuidem e deem o seu melhor, para que eles ajudem a mudar o futuro do nosso planeta.